Investigadora do DQB participa em programa de rádio

RENATA COSTA PARTICIPA EM "90 SEG DE CIÊNCIA" DA ANTENA 1

Foi emitido, no passado dia 10 de março, um episódio do programa 90 segundos de Ciência da ANTENA 1 dando voz a uma investigadora do DQB.

Renata Costa, investigadora no Centro de Investigação em Química (CIQUP) do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a desenvolver o projeto IL4Energy com o objetivo de estudar o uso de líquidos iónicos em dispositivos de armazenamento de energia proveniente de fontes renováveis.

Nesse sentido, este projeto procura desenvolver interfaces eletroquímicas com elevada eficiência para serem incorporadas em dispositivos que irão permitir armazenar a energia e devolvê-la à rede quando esta for necessária, nomeadamente em supercondutores de dupla camada.

O projeto IL4Energy – Ionic Liquids for Energy tem-se centrado na preparação e teste de materiais inovadores com elevada área específica (por exemplo, grafeno, nanotubos de carbono) para aplicação em dispositivos de armazenamento de energia. Este avanço permitirá colmatar as deficiências dos sistemas existentes, nomeadamente no que diz respeito à sua eficiência, estabilidade, segurança e produção sustentável.

O projeto IL4Energy  foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ao abrigo do Programa P2020|COMPETE.

O programa encontra-se disponível no RTP Play, em 90 Segundos de Ciência Episódio 48 – de 09 Mar 2022 – RTP Play – RTP

renata.costa@fc.up.pt

CIQ-UP