Palestras nas Escolas
 

O Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) disponibiliza para o ano letivo de 2019-2020 uma série de palestras proferidas por professores do DQB e dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário, abordando vários temas relacionados com a Química e a Bioquímica.

As escolas interessadas em receber alguma(s) palestra(s) deverão endereçar os pedidos para a Comissão Executiva do Departamento de Química e Bioquímica usando o contacto: dqb.ce@fc.up.pt
 
 
 

A QUÍMICA NO ESPAÇO VIRTUAL


Público-alvo: 
10-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente: 
Pedro Fernandes

Esta palestra pretende mostrar o papel que um computador pode desempenhar na química, ao simular com realismo as experiências que são realizadas no laboratório e aquelas que são impossíveis/difíceis/perigosas de desempenhar. A palestra pretende ainda apresentar aos estudantes imagens de simulações de sistemas atómicos, fazê-los ver a matéria tal como ela é realmente é à escala atómica. A palestra pretende ser uma janela para ver o mundo invisível dos átomos e moléculas.

MATERIAIS DO DIA-A-DIA. ONDE ESTÁ A QUÍMICA, A FÍSICA E A TECNOLOGIA?


Público-alvo: 
9-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente: 
Luis Belchior Santos

No dia-a-dia usamos materiais comuns, banais, mais ou menos sofisticados/avançados. A química, a física e a tecnologia associada à produção, desenvolvimento e conhecimento dos materiais é fascinante! Este tema é apresentado de forma simples, interativa (incluindo demonstrações prática). É feita uma abordagem direta, interrogativa e provocatória sobre o conhecimento das propriedades, funcionalidades e aplicação prática de uma série de materiais que todos pensamos conhecer.

QUÍMICA, SUSTENTABILIDADE E AMBIENTE


Público-alvo:
10-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente: 
Carlos Rocha Gomes

A química foi e continuará a ser uma ciência central para o desenvolvimento da humanidade e das Sociedades. A sustentabilidade dos compostos e novos materiais propostos para satisfazer as necessidades básicas e tecnológicas das gerações futuras depende do seu desempenho na interação com o ambiente e com o Homem.
Nesta palestra serão abordados vários episódios da evolução do contributo da química para o desenvolvimento da humanidade, da sustentabilidade desse contributo e o seu impacto no ambiente.

QUÍMICA NUCLEAR: DOS CONCEITOS ÀS APLICAÇÕES


Público-alvo: 
9-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente:
 Ana Reis

Pretende-se aumentar o conhecimento dos estudantes para o entendimento de questões fundamentais do mundo actual relacionadas com Química Nuclear. Foca-se a importância das modernas tecnologias e as aplicações energéticas e em vários outros domínios: medicina, química, astronomia, metrologia, controle de qualidade, controle ambiental, conservação de alimentos, arqueologia, estudos geológicos etc. Por outro lado os riscos de poluição ambiental provocados pela sua utilização não podem ser ignorados.

CATÁLISE E CATALISADORES: UM TRAJETO VERDE RUMO A UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Público-alvo: 
9-12º Ano
Material necessário: 
Data-show e mesa para as demonstrações
Docente:
 Cristina Freire
Investigadora:
 Andreia Peixoto

Catálise e Catalisadores são conceitos que fazem parte dos 12 Princípios da Química Verde e consequentemente, as suas contribuições para o desenvolvimento sustentável da sociedade é aceite atualmente como uma das grandes metas e desafios da Química atual. Dentro da área da Catálise e Catalisadores destacam-se os processos catalíticos que usam catalisadores heterogéneos (sólidos), que quando comparados com os catalisadores homogéneos (líquidos), são tipicamente mais estáveis, são facilmente separados do meio reacional e são reutilizáveis, permitindo o desenvolvimento de processos químicos mais limpos e ecossustentáveis. Nesta palestra, irão ser apresentados os princípios gerais da Catálise, os diversos tipos de reações catalíticas e catalisadores com recurso a vários exemplos onde se pode reconhecer a sua importância no desenvolvimento sustentável:

i) processos catalíticos heterógeneos – catálise química – para a produção de bioprodutos e biocombustíveis a partir da valorização da biomassa, como produtos alternativos aos obtidos a partir do petróleo;

ii) processos catalíticos ativados por radiação UV/visível – fotocatálise – para a degradação de poluentes em águas, permitindo melhorar a qualidade da água, e iii) processos electrocatalíticos – eletrocatálise – para a produção de energia limpa: pilhas de combustível.

CO2@PLANET


Público-alvo: 
10-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente:
 Carlos Rocha Gomes

A molécula de dióxido de carbono servirá de ponto de partida para uma viagem pela química e o ambiente, passando pela vida e a tecnologia, suportes da atividade humana no planeta terra.

Nesta palestra serão abordados alguns tópicos de química fundamental tendo como mote esta molécula e, simultaneamente, apresentada a sua importância na sustentabilidade da vida, para varias áreas da atividade industrial e implicações para o ambiente.

QUÍMICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS NO SÉCULO XXI!


Público-alvo: 
10-12º Ano
Material necessário: 
Data-show e mesa para as demonstrações
Docente: Maria das Dores Ribeiro da Silva
Investigadora:
 Ana Luísa Ribeiro da Silva

Compreender a estrutura da matéria tem permitido criar novos e úteis materiais, alguns absolutamente essenciais à sociedade moderna, bem como à sua futura evolução. O método científico conduz à compreensão da formação da matéria e da produção de substâncias com as propriedades desejadas. No séc. XX, a Química desenvolveu-se sem o devido acompanhamento crítico dos efeitos laterais de muitos produtos no ambiente, na biosfera ou na saúde humana, com frequente uso abusivo de meios não indispensáveis à vida. A importância de conciliar as necessidades contínuas da humanidade com a proteção do meio ambiente e a capacidade da Terra para fornecer essas necessidades é, hoje, mais reconhecido. A Química e a Tecnologia Química desempenham um papel importante neste processo, mas a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade surgem como conceitos extremamente importantes. No século XXI, a Química tem um enorme desafio: transmitir à sociedade a necessidade urgente de repensar o seu atual posicionamento com vista à sustentabilidade. Compete ao Homem saber usar a inteligência e o bom senso para aliar o conhecimento disponível com a aplicação que dele faz.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E QUÍMICA: DO APROVEITAMENTO DE REACÇÕES FALHADAS À OPTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS


Público-alvo: 
10-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente: Maria Natália D. S. Cordeiro
Investigador:
 Filipe Teixeira

Criar um futuro mais sustentável passa necessariamente por encontrar novas formas de chegar a materiais com propriedades úteis, ou então de mitigar o impacto ambiental de produtos secundários, transformando-os, preferencialmente em produtos de valor acrescentado. O uso de catalisadores desempenha um papel vital para atingir estes objectivos, mas à medida que novos catalisadores são desenvolvidos chega a altura de perguntar qual é o catalisador mais adequado para uma dada aplicação, e se podemos desenhar novos catalisadores tendo por base o conhecimento adquirido em experiências anteriores. Neste contexto, os métodos de inteligência artificial permitem processar uma grande quantidade de informação, fornecendo direcções para melhorar o design e a optimização de novos processos catalíticos. Esta palestra foca-se na apresentação de métodos de inteligência artificial no contexto da análise de dados sobre catalisadores conhecidos e a sua importância no desenvolvimento de métodos sustentáveis de produção de novos produtos químicos assim como na mitigação de emissões poluentes.

A ELECTROQUÍMICA E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA: DA CONQUISTA DO ESPAÇO AOS TELEMÓVEIS


Público-alvo: 
10-12º Ano
Material necessário: 
Vídeo Projetor
Docente: António Fernando Silva, Prof. Emérito da UP

O fornecimento de energia eléctrica nas naves espaciais tem sido um desafio constante. A Química através dos seus ramos de Electroquímica e Materiais tem sido a ciência que mais tem contribuído para desenvolver soluções que resultaram tembém, em aplicações importantes na produção e armazenamento de energia na Terra, contribuindo, assim, para a redução da emissão de CO2.

NANOQUÍMICA E NANOTECNOLOGIA: RUMO AOS TÊXTEIS DO FUTURO


Público-alvo:
 9-12º Ano
Material necessário:
Data-show e mesa para as demonstrações
Investigadora:
Clara Pereira

Nos últimos tempos, tem havido uma procura crescente por novos produtos têxteis e peças de vestuário com propriedades inovadoras e high-tech para um vasto leque de aplicações, desde o Desporto, Moda e Decoração até à Proteção, Transporte e Saúde. A Nanoquímica e a Nanotecnologia têm assumido um papel de destaque na Indústria Têxtil e do Vestuário para a criação e desenvolvimento desses novos produtos. Estas ciências têm permitido desenvolver novos nanomateriais cujas propriedades físico-químicas podem ser controladas minuciosamente, nomeadamente grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas de sílica, dióxido de titânio e nanopartículas metálicas. Através da incorporação desses nanomateriais em substratos têxteis é possível conferir novas funcionalidades de valor acrescentado às peças de vestuário, como por exemplo propriedades de auto-limpeza, repelência à água e à sujidade, termocromismo, proteção à radiação ultravioleta, retardância à chama, propriedades anti-microbianas, entre outras. Por outro lado, a redução das dimensões dos materiais incorporados nos têxteis permite proporcionar maior conforto, leveza e flexibilidade, sem comprometer o aspeto e o toque. Nesta palestra serão apresentados diversos exemplos do contributo da Nanoquímica para a produção de uma nova geração de têxteis funcionais e inteligentes que tem vindo a revolucionar a nossa Sociedade.

COMBUSTÍVEIS VERDES: AS ALTERNATIVAS DE FUTURO AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS


Público-alvo:
 9-12º Ano
Material necessário:
 Data-show e mesa para as demonstrações
Docente: Cristina Freire
Investigadora:
 Andreia Peixoto

A utilização massiva dos combustíveis fósseis a que se tem assistido desde há muitos anos faz antever uma possível escassez no futuro, o que terá consequências muito importantes em termos de sociedade e economia. Paralelamente, a sua utilização em grande escala origina também a emissão de gases de efeito de estufa para o ambiente (por ex. CO2 e vapor de água), contribuindo para as alterações climáticas que se observam hoje em dia. É por isso um dos grandes desafios do século XXI encontrar combustíveis alternativos ecossustentáveis, designados combustíveis verdes. Neste contexto, a produção de biocombustíveis a partir dos diferentes tipos de biomassa existentes no planeta, apresenta-se como uma das alternativas mais promissoras. Assim, nesta palestra serão apresentados diversos exemplos da utilização de diferentes tipos de biomassa e resíduos industriais para a produção de biocombustíveis, como por exemplo a produção de biodiesel.

QUÍMICA EM AÇÃO


Público-alvo:
 9-11º Ano
Material necessário:
 Data-show e mesa para as demonstrações
Docente:Maria das Dores Ribeiro da Silva
Investigadora:
Vera Freitas

A Química tem uma importância inquestionável e determinante em áreas tão diversas quanto as da pesquisa de recursos à aplicação de produtos, da produção de energia à indústria farmacêutica, da agricultura à arte. No âmbito desta ação de divulgação, realizam-se algumas experiências simples que evidenciam a presença da Química no nosso quotidiano.

NANOMATERIAIS MOLES AUTO-ORGANIZADOS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Data-show e mesa para as demonstrações
Docente: Eduardo Marques

Géis, lipossomas, nanoemulsões e cristais líquidos são exemplos de materiais moles que estão organizados à nano-escala. São constituídos por moléculas—como por ex., lípidos, tensioativos e polímeros—com propriedades fascinantes de auto-agregação. Como e porque se formam estes nanomateriais? Qual a sua estrutura à escala microscópica? Para que servem? Desde a formulação de medicamentos e conceção de écrãs LCD à produção de alimentos e tintas, passando pelos materiais avançados e a nanotecnologia, veremos como a área da Química dos materiais moles tem estado na vanguarda de diversas inovações tecnológicas e tem trazidos inúmeros benefícios à sociedade.

QUÍMICA E NANO(BIO)TECNOLOGIA


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Projetor multimédia
Docente: Eulália Pereira

Conversa com os estudantes sobre o que é a nanotecnologia e a bionanotecnologia e qual o papel da química nestas novas tecnologias. Apresentação de alguns exemplos de produtos já comercializados, bem como de produtos em desenvolvimento e discussão sobre o impacto da nanotecnologia na sociedade atual e futura.

MÁQUINAS MOLECULARES: DA BIOLOGIA PARA A ALTA-TECNOLOGIA


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Projetor Multimédia
Docente: Eulália Pereira

Máquinas moleculares são moléculas ou agregados moleculares capazes de desempenhar uma função mecânica em resposta a um estímulo físico ou químico. Tendo como inspiração os sistemas biológicos, as máquinas moleculares são consideradas o futuro da nanotecnologia, em aplicações que irão desde os computadores moleculares de alto desempenho até nanorobots para aplicações médicas.

QUÍMICA, ALQUIMIA, CULTURA CIENTÍFICA, FILOSOFIA E RELIGIÃO


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Projetor multimédia
Docente: João Paiva

A Ciência em geral e a Química, em particular, desbravam os “mistérios da natureza”, com uma aproximação e uma metodologia próprias. Estas abordagens conferem às ciências uma robustez e uma relevância social e intelectual impressionante. Era quase inimaginável a vida de hoje em dia sem a ciência e os seus contributos, para a compreensão do mundo e para a base da tecnologia de que nos servimos para qualificar a nossa vida. A química, neste contexto, assume papel particular. As questões sobre ‘o livro da natureza’ não esgotam as perguntas do homem e os cruzamentos com outras questões de natureza filosófica, artística e religiosa estão em cima da mesa. A alquimia, nos primórdios da química, é um exemplo de uma combinação algo ‘explosiva’ entre a questão científica e a questão religiosa e metafísica. Da alquimia se parte para o olhar contemporâneo e uma cosmovisão onde podem coexistir e até se compatibilizar as questões científicas e as questões filosóficas e religiosas.

HISTÓRIAS COM QUÍMICA


Público-alvo:
 1-4º Ano
Material necessário:
 Projetor Multimédia
Docente: Carla Morais

Contando histórias nas quais os valores e o conteúdo informativo podem ser apresentados, principalmente, por meio de aspetos lúdicos, distribuindo informações científicas ao longo de uma narrativa ficcional, onde há lugar para coloridas naves espaciais e viagens no interior das estrelas, ou ainda conversas com um mocho sobre a densidade e elementos químicos, poderá contribuir para despertar curiosidade e preparar o cérebro dos mais jovens para o processamento de conhecimentos mais intrincados. Nesta iniciativa, onde as informações precisas e complexas do meio científico são condensadas em linguagem acessível e histórias que se desejam que sejam atraentes, bem como em propostas práticas e experiências simples, o convite é fascinante: experienciar o território das histórias e do lúdico para nele aprender, com fascínio, o grande fascínio da química.

EXPERIÊNCIAS DE QUÍMICA IN SILICO – O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário: 
Projetor Multimédia
Docente: 
Alexandre Magalhães

A contínua evolução dos computadores e dos algoritmos de cálculo permite o estudo de modelos moleculares cada vez maiores e realistas, tornando a química computacional estratégica no plano do desenvolvimento tecnológico, especialmente nas áreas da química biológica e na conceção de novos fármacos, catalisadores e novos materiais. Não é de estranhar, portanto, que a comunidade científica internacional tenha reconhecido o valor desta área ao atribuir dois prémios Nobel da Química, em 1998 e 2013, a trabalhos de desenvolvimento de metodologias de química computacional. Nesta palestra mostra-se a importância crescente da química computacional na investigação científica e no desenvolvimento tecnológico em contexto industrial. Apresentam-se também exemplos de modelação e visualização de estruturas moleculares usando programas específicos de acesso livre que qualquer estudante/professor pode descarregar da internet e manipular facilmente no seu computador pessoal.

VIBRAÇÕES MOLECULARES E EFEITO DE ESTUFA: UMA PERSPETIVA QUÍMICA


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Projetor multimédia
Docente: André Melo

As problemáticas do efeito de estufa e do aquecimento global do nosso planeta têm despertado um crescente interesse na sociedade. Por isso, a sua abordagem foi introduzida nos programas de algumas disciplinas científicas do ensino secundário. Este assunto é normalmente analisado de uma forma qualitativa e os gases de estufa são identificados tendo em conta se absorvem ou não radiação eletromagnética na região do infravermelho (IV). Uma abordagem deste tipo é bastante limitada e não permite que o estudante aprenda a correlacionar a contribuição de um gás para o efeito de estufa com as suas propriedades físico-químicas. Para este efeito, é necessário considerar as frequências e intensidades das bandas de absorção dos gases de estufa no infravermelho (tendo em conta a sua sobreposição com o espetro de emissão da terra), o seu tempo de vida na atmosfera e as suas emissões resultantes de atividades humanas. Nesta palestra, será abordado o problema do efeito de estufa dentro de uma perspetiva química. Neste contexto, serão discutidas as caraterísticas essenciais que deve apresentar gás de estufa eficiente, designadamente: (i) absorver significativamente radiação IV nas janelas espetrais da Terra, (ii) apresentar um tempo de vida médio na atmosfera elevado e (iii) ser emitido em grandes quantidades devido a atividades humanas.

A ÁGUA


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Vídeo projetor
Docente: Manuel João Monte

Todos sabemos que a água desempenha um papel fundamental na vida e no equilíbrio ambiental do nosso planeta, onde existe em abundância nos estados sólido, líquido e gasoso. Esta relevância da água deriva das suas peculiares propriedades físico-químicas. Serão discutidas características e consequências dessas propriedades, com especial relevo para aquelas que decorrem das ligações de hidrogénio, quer na água líquida, quer na água sólida (gelo).

A COR DAS PLANTAS E DOS ALIMENTOS


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Vídeo projetor
Docente: Victor de Freitas

A cor é um dos fenómenos da natureza mais extraordinários que acompanha o homem ao longo da sua evolução, tendo um papel importante na sociedade, quer do ponto de vista comunicacional, como na orientação da forma como nos vestimos e como comemos, podendo ainda desencadear um conjunto vasto de emoções. Por estas e outras razões, a cor tem sido intensamente estudada e, de um modo geral, resulta da interação da luz (visível) com a matéria envolvendo fenómenos físicos (p. ex. dispersão da luz), químicos (presença de composto com grupos cromogénicos ) e físico-químicos (ex. iridescência).

ALIMENTAÇÃO: DO PERÍODO QUINHENTISTA AO CONTEMPORÂNEO


Público-alvo:
 10-12º Ano
Material necessário:
 Vídeo projetor
Docente: Victor de Freitas

A alimentação é uma ciência que tem evoluído muito ao longo dos tempos. Inicialmente havia uma concepção filosófica-metafísica (filosofia médica clássica) do “alimento” baseado na doutrina proposta por Cláudio Galeno (médico e filósofo romano do ano 129 d.C.) conhecida como teoria dos quatro humores. Até então as três componentes Culinária, Dietética e Medicinal eram vista em conjunto. A partir do século XVIII com a afirmação das ciências naturais, o conhecimento científico introduziu alguma racionalidade separando as três componentes e desenvolveu-se um novo conceito de “Qualidade Alimentar” focada essencialmente em três aspetos: nutricional; sensorial; segurança alimentar (química e microbiológica).