1. MISSÃO

O Departamento de Química e Bioquímica (DQB) é uma subunidade da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) que congrega recursos humanos e materiais de ensino de graduação e pós-graduação, de investigação, de apoio ao desenvolvimento tecnológico, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação de cultura nos domínios que lhes são próprios, compreendidos nas atribuições da FCUP (Regulamento do Departamento de Química e Bioquímica).

Assim, o DQB tem como Missão:

  • criar e divulgar conhecimento,
  • proporcionar aos seus Estudantes uma formação científica e tecnológica sólida,
  • proporcionar aos Investigadores que acolhe, um ambiente estimulante onde possam desenvolver investigação científica de acordo com os padrões internacionais de qualidade,
  • contribuir para a formação inicial e avançada de professores do ensino básico e secundário; sempre que solicitado, apoiar as atividades dos professores e das escolas.
  • prestar serviços de qualidade ao exterior, situando-se como entidade que contribui para a resolução dos desafios do Século XXI.

 

2. HISTORIAL

O Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, criado pelos Estatutos da Faculdade de 18 de Março de 1996, decorre de uma linha genealógica iniciada com o Laboratorio Chimico da Academia Polytechnica do Porto, cuja implantação remonta ao ano de 1837. A partir de 1911, com a criação da Universidade do Porto e da Faculdade de Sciencias, a Química passou a constituir o 2º Grupo da 2ª Secção (Ciências Físico-Químicas), situação que se manteve até ao nascimento do Departamento de Química.

No fim da década de sessenta aproveitou da melhor maneira as condições então criadas para o desenvolvimento da Universidade Portuguesa. Assim, em meados dos anos setenta pôde estar na vanguarda do estabelecimento de programas de investigação científica e de doutoramentos em Portugal.

Em finais de 1995, deu-se início à transferência do Departamento de Química, das instalações tradicionais no edifício da Faculdade de Ciências (na praça Gomes Teixeira) para o novo edifício do Pólo Universitário do Campo Alegre. A partir de 2009 o Departamento de Química passou a designar-se Departamento de Química e Bioquímica (DQB).

Presentemente, o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é uma unidade orgânica de ensino graduado e pós-graduado, de investigação fundamental e aplicada, de apoio ao desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação da cultura nos domínios que lhe são próprios, compreendidos nos fins da Faculdade.

 

3. VISÃO

Pretende-se que o DQB seja um Departamento de referência não só a nível da região Norte como também aos níveis Nacional e Internacional, nas áreas científicas que lhe são próprias, Ensino e Investigação & Desenvolvimento, e ainda em Tecnologia e Inovação.

Nesse sentido, pretende-se fortalecer uma cultura baseada na exigência, qualidade, responsabilidade e inovação com o objetivo de criar diferenciação a nível do Ensino Superior e impacto económico e social.

As orientações gerais que se pretendem para o DQB estão alinhadas com os princípios de orientação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia das quais se destacam:

  • Mais conhecimento e mais ciência,
  • Mais competências,
  • Mais cultura científica e tecnológica,
  • Mais divulgação e partilha do conhecimento,
  • Mais identidade e relevância internacional,
  • Mais interesse público,
  • Mais inclusão regional, com maior integração do conhecimento nas estratégias de desenvolvimento regional e local,
  • Mais responsabilidade social.

 

4. ORGANIZAÇÃO

A governação do DQB baseia-se nos seguinte órgãos de gestão:

i) Conselho do Departamento,

ii) Diretor do Departamento,

iii) Comissão Científica do Departamento,

iv) Comissão Executiva do Departamento,

que trabalham em harmonia com os órgãos de gestão da FCUP e em cooperação com outras Comissões diretamente ligadas ao Diretor do DQB e à Comissão Executiva:

i) Comissão de Segurança,

ii) Comissões Científicas de Cursos (1º, 2º e 3º Ciclos),

iii) Comissão de Organização de Eventos

iv) Comissão de Serviços Externos e Consultoria,

v) Comissão de Comunicação.

 

5. COMISSÕES

 
A. Comissão Executiva

Nuno Mateus (Diretor do Departamento)

Jorge Gonçalves e Paula Gameiro (Subdiretores)

Maria João Araújo e Luís Guido (Vogais)

 
B. Comissão Científica Restrita

Nuno Mateus, Jorge Gonçalves, Cosme Moura, André Melo, Eulália Pereira, Fernanda Borges e Maria Agostinha Matos.

 
C. Outras Comissões
  • Comissão de Segurança

Manuel Azenha (Coordenador), Cosme Moura, Andreia Peixoto, Cátia Teixeira e Cláudia Alves.

  • Comissão Técnico-científica do FCUP|DQB – LAB&SERVICES

Nuno Mateus, Jorge Gonçalves, Cosme Moura, Eduardo Marques e Paula Gameiro.

  • Comissão de Investigadores

Alexandra Gaspar, Ana Oliveira, Ana Rita Figueira, Clara Pereira, Diana Fernandes, Iva Fernandes, Porkodi Kadhirvel, Rui Ramos.