O DQB contribui anualmente para a organização das Olimpíadas de Química Mais (+) e das Olimpíadas de Química Júnior. As “Olimpíadas Portuguesas de Química “, também designadas por “Olimpíadas de Química”, são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química (www.spq.pt).

Os objectivos das Olimpíadas de Química são:

• dinamizar o estudo e ensino da química nas escolas de ensino básico e secundário;
  • aproximar as escolas básicas e secundárias às instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos);
  • despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.

As Olimpíadas de Química contemplam vários tipos de competição:

• As Olimpíadas de Química Mais (+) dirigidas aos estudantes do ensino secundário.
  • As Olimpíadas de Química Júnior dirigidas aos estudantes do ensino básico.
  • As Competições Internacionais – Olimpíadas Internacionais de Química (IChO), as Olimpíadas Ibero-americanas de Química (OIAQ) e as Olimpíadas Europeias de Ciência (EUSO), nas quais a SPQ assegura -através de protocolo com o Ministério da Educação e Ciência – a representação de Portugal.

Poderá consultar mais informação na seguinte ligação: olimpiadas.spq.pt