A DQB participa desde a primeira hora nos Dias Abertos da FCUP iniciativa que visa proporcionar aos estudantes do ensino secundário um primeiro contacto com as atividades de ensino e investigação que ocorrem na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. No DQB os alunos têm a oportunidade de conhecer por dentro o Departamento de Química e Bioquímica através de visitas a diversos laboratórios acompanhados por docentes e investigadores.

DIAS ABERTOS FCUP 2018

22 e 23 FEVEREIRO

ASTRONOMIA | BIOQUÍMICA | ENG. FÍSICA | FÍSICA |  QUÍMICA

Os turnos começaram com uma sessão de boas vindas no Anfiteatro do Departamento de Química e Bioquímica (Edifício FC2-007) onde foi feita uma apresentação de slides sobre as saídas profissionais e atividades organizadas por cada um dos departamentos, ou em que estes colaboram, e especialmente direcionadas para os alunos do secundário. A todas as escolas foi distribuída informação sobre os mestrados e informação relacionada com o programa de formação contínua da Faculdade de Ciências, da 16ª-Mostra da UP (se disponível e se se realizar) e do Planetário. Cada grupo de alunos teve oportunidade de visitar quatro laboratórios/salas sendo dois do departamento de Física e Astronomia e a dois do Departamento de Química e Bioquímica. Nestas visitas os alunos foram acompanhados e guiados por um estudante dos 1ºs anos das licenciaturas.

No Departamento de Física e Astronomia estiveram abertos 4 espaços, sendo um da responsabilidade do departamento- Sala Eureka, outro Astronomia e CAUP / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e dois da responsabilidade de outros centros de investigação: Centro de Fotónica Aplicada do INESC -TEC e IFIMUP-IN. Na Sala Eureka estiveram disponíveis experiências e demonstrações de ótica, eletromagnetismo, mecânica, ressonância e propriedades de materiais. No espaço da responsabilidade de Astronomia e CAUP / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço foram observados espectros de emissão de tubos espetrais com diferentes gases e explicada a obtenção da composição química das estrelas pelo seu espetro de absorção. Também foram apresentados os projetos em desenvolvimento no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço com ligação ao ESO e ESA. Nos da responsabilidade dos dois centros de investigação referidos foram apresentadas experiências relacionadas com a respetiva atividade científica.

No Departamento de Química e Bioquímica estiveram seis laboratórios disponíveis com as seguintes áreas representadas e abordando os seguintes temas:

Química Física: Conteúdo energético de alimentos e Biodiesel

Química Inorgânica: Nanoquímica & Nanotecnologia + Sustentabilidade e a Química na prevenção e remediação da poluição.

Química Analítica: Química Analítica: Separação e análise química

Química Teórica: Modelação molecular de sistemas químicos e biológicos

Química Orgânica: O Químico Orgânico na Sociedade e Bioquímica; Vem conhecer a tua profissão!

Ensino e Divulgação das Ciências: Professor de química, uma profissão de futuro!

Mais informações sobre a edição que ocorreu este ano na seguinte ligação.