Segundo Ciclo

O DBQ oferece vários cursos de Segundo Ciclo, incluindo-se nestes oito Mestrados de âmbito nacional e três Mestrados de âmbito internacional (SERP+, WINTOUR e TCCM).

Química

Este Mestrado tem definidos os principais objetivos:

  • O aprofundamento de capacidades e competências, gerais e específicas, sustentado nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º Ciclo e o seu alargamento a vários assuntos de ponta relacionados com a área de Química, através de uma aprendizagem inserida em contexto de investigação.
  • Um ciclo de formação universitária avançada que habilite para o ingresso no mercado de trabalho, em especial para atividades de investigação ligadas a indústrias ou laboratórios da área de Química, ou de ciências afins, em empresas nacionais ou europeias.
  • Desenvolvimento de competências em contexto de investigação ou de realidade empresarial. No segundo ano o aluno pode realizar um projeto num dos laboratórios de investigação da Faculdade ou num laboratório de uma das várias empresas da região Norte com as quais existe protocolos de colaboração.
  • Competências para o ingresso em cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas de Química ou de ciências afins.
  • O nível de qualidade necessário à creditação como Euromaster.

Saber mais


Bioquímica

Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos setores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por atividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas. O Mestrado em Bioquímica destina-se, especialmente, a todos os detentores de uma Licenciatura em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e alargar as suas competências visando a prossecução de carreiras profissionais exigentes que requerem um elevado grau de autonomia e uma postura de autoaprendizagem e inovação constante.

Saber mais


Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

O Mestrado MA3Q tem definidos os principais objetivos:

  • Aprofundamento de capacidades e competências, gerais e específicas, sustentado nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º Ciclo e o seu alargamento a vários assuntos relacionados com a área da Análise Química, da Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios, através de uma aprendizagem focada numa forte componente prática laboratorial e de acompanhamento tutorial.
  • Reforço das habilitações dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, através do seu enriquecimento curricular e desenvolvimento de competências transversais em áreas e atividades ligadas à Química Analítica, nomeadamente no que diz respeito ao uso de Instrumentação avançada, ao Desenvolvimento e Validação de novas metodologias analíticas e à Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios. Também serão desenvolvidas competências de investigação científica. Será promovida a possibilidade de os estudantes estagiarem e interagirem com entidades externas, nacionais ou internacionais.
  • Desenvolvimento de competências em contexto empresarial ou de investigação. No segundo ano o aluno poderá realizar um projeto de investigação num dos laboratórios de investigação sediados na Faculdade ou realizar um estágio em contexto empresarial em empresas, com as quais serão estabelecidos protocolos de colaboração.
  • Aquisição de competências para o ingresso em cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas de Química ou de ciências afins.

Saber mais


Biotecnologia e Biologia Sintética

O MeBiBiS visa investir no desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas no contexto das aplicações da biotecnologia e da biologia sintética, com uma forte aposta nas aptidões relevantes na interface da ciência-tecnologia-valorização económica, sem descurar aspetos éticos e de desenvolvimento pessoal e profissional. Os estudantes deverão adquirir/consolidar:
– Noções básicas e terminologias de Biotecnologia e Biologia Sintética;
– Conceitos da Biologia e da Química, aplicados à criação de bioprodutos de valor acrescentado;
– Conhecimento de reações de biossíntese (organismos) ou de síntese (química) de bioprodutos;
– Noções avançadas em análise e caracterização estrutural e morfológica de bioprodutos;
– Conhecimento das dimensões [bio]éticas e das regulamentações europeias em biotecnologia.

Saber mais

Tecnologia e Ciência Alimentar

O Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar foi criado por iniciativa conjunta da Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências (FCUP), e da Universidade do Minho (UMinho), através do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia (DEB-EEUM).
Este Mestrado apresenta uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias de processo agro-alimentar, bem como ao setor dos serviços para a indústria agro-alimentar. Considera como objetivos principais:

  • Complementar a formação de licenciados em cursos de ciências, de ciências de engenharia biológica, de ciências de engenharia alimentar, química ou afins, conferindo formação especializada, avançada, em áreas relacionadas com as agroindústrias: lacticínios, vinhos, cerveja, produtos cárneos, cereais e derivados, hortofrutícolas, etc.
  • Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o processamento e a qualidade dos alimentos, o desenvolvimento de novos produtos, tendo em consideração os aspetos nutricionais e sensoriais, assim como a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar.
  • Dinamizar a I&DT em torno do setor agro-industrial, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a segurança e a qualidade alimentares.

Saber mais


Ciências e Tecnologia do Ambiente

Este Mestrado tem como objetivo preparar profissionais para serem competentes, versáteis e capazes, tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas economicamente aceitáveis. As competências e conhecimentos adquiridos nesta formação deverão permitir exercer cargos técnicos de nível médio ou superior tanto no setor público como no privado e em regime de autoemprego: empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agencias governamentais e laboratórios do estado, indústria e ensino.

Saber mais


Bioinformática e Biologia Computacional

A Bioinformática e Biologia Computacional representam um novo campo de interface das revoluções em curso em Biologia e Ciência dos Computadores, constituindo uma área científica integrativa, com o objetivo de compreender mecanismos fundamentais subjacentes aos problemas biológicos, quer na dimensão celular e molecular, quer na dimensão macro, incluindo desde organismos e populações ou espécies a ecossistemas e biomas, abordando questões relativas à genética, biologia de sistemas, ómicas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras. Para responder a esta ambição, a estrutura curricular deste mestrado está organizada de forma aos estudantes adquirirem conhecimentos e competências transversais à matemática, computação, bioquímica e biologia, estas duas numa perspetiva informática.

Saber mais

Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurará uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Saber mais


Mestrados Internacionais

SERP+

Surface, Electro, Radiation, Photo-chemistry & Entrepreneurship. Erasmus Mundus joint Master Degree. A European master programme in chemistry, physical-chemistry and materials science, together with entrepreneurial skills. Discover Europe through 4 leading European research universities: Paris-Sud University (France), Adam Mickiewicz University (Poland), University of Genova (Italy), University of Porto (Portugal).

Saber mais


Wintour

The Erasmus Mundus Master on Wine Tourism Innovation (WINTOUR) combines a large expertise in Tourism and Oenology of three universities and regions: Rovira i Virgili University (URV – Tarragona, Spain), University of Bordeaux (UB, France), and University of Porto (UP, Portugal). These universities are located in highly attractive touristic areas, and have a long tradition producing wines and specialty wines. Related industries and institutions give support to this training program.

Saber mais


TCCM

The TCCM Master is meant to prepare experts in using and developing molecular sciences computational techniques to either work with innovative pharmaceutical, petrochemical and new-materials industries or to follow future doctoral studies in Chemistry, Physics, Life or Material Sciences. It is articulated in 120 ECTS credits and can be accessed by students having a Bachelor in Chemistry, in Physics or in Material Science. Other scientific bachelors can also be accepted (provided that the student integrates his/her preparation as recommended by the local Tutor). TCCM has been recognised as Erasmus Mundus Joint Master Degree under the Erasmus+ Programme, which implies a joint Master programme among the Universities Autónoma de Madrid, Valencia, Toulouse, Perugia, Porto, Groningen and Leuven; a two years master -120 ECTS- the first year done at National level, the second in common courses among the 7 universities; the possibility to apply to the grant programme for non-europeans and europeans students.

Saber mais