Grande Reportagem da ANTENA 1 sobre Investigação do DQB

ALEXANDRA PLÁCIDO PARTICIPA NA GRANDE REPORTAGEM DA ANTENA 1

A propósito do Dia Mundial dos Oceanos, foi emitida recentemente na Antena 1 uma Grande Reportagem envolvendo investigação do DQB.

Esta reportagem está relacionada com o projeto VIDA-FROG: Valorização de Moléculas Isoladas de Anfíbios Aquáticos Portugueses, liderado pela FCUP, do qual fazem parte as docentes do DQB Paula Gameiro e Paula Gomes e os investigadores Peter Eaton, Alexandra Plácido, Cátia Teixeira e Lucinda Bessa. Nesta investigação participam ainda o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e as Universidade de Brasília e de São Paulo.

O principal foco do projeto VIDA-FROG, do qual Alexandra Plácido é co-investigadora responsável, é a aplicação biotecnológica das moléculas presentes nas secreções cutâneas dos anfíbios. Com esse objetivo, os investigadores começaram por coletar espécimes do norte de Portugal, bem como das ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores.

Com coodenação de Rita Colaço, “Medicamentos da Terra e do Mar” é uma grande reportagem de Eduarda Maio. O programa encontra-se disponível no RTP Play, em Grande Reportagem Antena 1 de 08 Jun 2021 – RTP Play – RTP.

alexandra.nascimento@fc.up.pt

REQUIMTE/LAQV