T-shirts ‘made in DQB’ produzem e armazenam energia

T-SHIRTS PODEM ESTAR LIGADAS A SENSORES DE SINAIS VITAIS

Investigadores do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) estão a desenvolver t-shirts capazes de fornecer energia a sensores que monitorizam sinais vitais.  Estes poderão ser usados, por exemplo, em aplicações médicas ou para medir dados como a pulsação ou o número de calorias e enviá-los posteriormente para o telemóvel.

O projeto, em colaboração com o Centro Tecnológico do Têxtil e Vestuário e uma empresa de indústria têxtil, conta com uma equipa de investigadores do Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da U.Porto (IFIMUP) e do Laboratório Associado Química Verde – Requimte (LAQV-REQUIMTE). A tecnologia desenvolvida encontra-se já em processo de patente a nível europeu e surge descrita num artigo da revista ACS Aplied Electronics.

Participam neste projeto os membros do LAQV-REQUIMTE Clara Pereira (Investigadora Auxiliar) e Rui Costa (Estudante de Doutoramento), e os membros do IFIMUP André Pereira (Professor Auxiliar) e Ana Pires (Investigadora Doutorada Júnior).

clara.pereira@fc.up.pt

REQUIMTE/LAQV