Docentes e investigadores do DQB desenvolvem antídotos para venenos de serpentes

Pedro Alexandrino Fernandes é o responsável pelo projeto "Murderous Venom" financiado pela FCT

Investigadores do DQB da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vão desenvolver antídotos para o veneno das serpentes que serão maioritariamente distribuídos pelas comunidades rurais e economicamente desfavorecidas de África e da Ásia.

Os investigadores do Grupo de Bioquímica Computacional vão desenvolver antídotos para o veneno destes animais, considerados dos mais mortíferos do planeta, a partir de pequenas moléculas químicas com grande estabilidade e durabilidade à temperatura atual.

O projeto, intitulado Murderous Venom e recentemente financiado em 250 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia
(FCT), é liderado por Pedro Alexandrino Fernandes, Professor Associado do DQB.

Neste estudo participam investigadores da Universidade da Costa Rica, da Universidade do Cuenca (Equador), da Fundação Oswaldo Cruz (Brasil) e da Universidade de Tezpur (Índia).

pafernan@fc.up.pt

REQUIMTE/LAQV