Membros do DQB publicam na conceituada revista Green Chemistry

TRABALHO DE MEMBROS DO DQB PUBLICADO NA CONCEITUADA REVISTA GREEN CHEMISTRY

Uma equipa interdisciplinar de investigadores do DQB e DGAOT, pertencentes ao Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE) e ao Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), desenvolveu uma metodologia inovadora e competitiva para a preparação de pequenos péptidos (oligopéptidos) comparativamente com metodologias clássicas como a síntese tradicional em solução, síntese peptídica em fase sólida e, ainda, processos mecanoquímicos.

Os resultados obtidos neste trabalho constituem uma importante contribuição para a implementação de estratégias mais sustentáveis na química peptídica e, portanto, com menor impacto ambiental na obtenção de oligopéptidos com potencial aplicação biomédica.

O estudo, recentemente publicado na conceituada revista Green Chemistry (IF: 9,48) foi liderado pelo investigador Ivo Dias (LAQV-REQUIMTE) e conta com a participação dos investigadores Luís Pinto da Silva (CIQUP, DGAOT), Sandra G. Silva (LAQV-REQUIMTE), José Enrique Borges (docente do DQB e investigador do LAQV-REQUIMTE) e, ainda, com a colaboração de Xerardo Mera, docente e investigador da Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela (FF-USC).

idias@fc.up.pt