Alumna do DQB distinguida com prémio da UE para mulheres inovadoras

LICENCIADA E DOUTORADA EM QUÍMICA CONQUISTOU GALARDÃO NO VALOR DE 100 MIL EUROS

Maria de Fátima Lucas, licenciada e doutorada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP),  é uma das quatro vencedoras do Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras de 2020, galardão – no valor de 100 mil euros – que distingue anualmente um conjunto de empresárias de toda a UE e países associados, que tenham criado uma empresa de sucesso e trazido inovação para o mercado.

O seu percurso está intimamente ligado ao DQB, onde ingressou em 1994 para frequentar a licenciatura em Química (concluída em 2000). Seguiu-se o mestrado na mesma área e o doutoramento, com especialização em Química Computacional, que concluiu em 2007.

Maria de Fátima Lucas é cofundadora e diretora executiva da Zymvol Biomodeling, empresa que desenvolve, por via informática, enzimas industriais, aplicando uma modelização molecular. Antes de criar a sua própria empresa em 2017, trabalhou como investigadora em Itália e no Reino Unido e passou por instituições científicas de prestígio na Europa, como o Barcelona Super Computer Center.

FCUP