Docente do DQB lança ARSENICUM

DOCENTE DO DQB LANÇA ARSENICUM, UM VENENO DIVERTIDO PARA CURAR O TÉDIO

ARSENICUM

Dr. Donald, aconselho-o vivamente a misturar menos ópio no seu gin! Pode pensar que lhe está a fazer bem à tosse, mas a sua cabeça parece estar a ficar bem pior! Já olhou bem para mim? Pois olhe! Está a ver bem? Eu sou mulher e médica, uma pessoa como o senhor, e tome isto como um elogio, que talvez nem mereça! Acha que, ao contrário do livre direito do distinto colega, eu deveria ser proibida de comprar arsénio?! Não pode estar no seu perfeito juízo!

Manuel João Monte, Professor Associado Convidado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, lança Arsenicum, uma obra em que os universos do teatro e ciência se tocam para entreter o leitor.

Depois de O Bairro da Tabela Periódica, Manuel João Monte volta ao condomínio para falar de um dos inquilinos mais venenosos: o arsénio. Arsenicum é mais uma obra na qual Manuel João Monte alia ciência e teatro na arte de entreter e ensinar sobre o universo da Química. 

Trata-se de uma peça divertida, distribuída por três histórias de ficção centradas no arsénio, o Rei dos venenos. Tal como o livro anterior, pretende desmontar o chavão “o que é natural é bom” e o correspondente corolário “o que é químico é mau”.  Para Manuel João Monte a Química é uma ciência fascinante que alguns persistem em associar a uma “coisa” má.

Arsenicum encontra-se à venda na loja da U.Porto Press, apresentando neste momento um desconto de 10%.

mjmonte@fc.up.pt