HISTORIAL DO DQB

 

O Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, criado pelos Estatutos da Faculdade de 18 de Março de 1996, decorre de uma linha genealógica iniciada com o Laboratorio Chimico da Academia Polytechnica do Porto, cuja implantação remonta ao ano de 1837. A partir de 1911, com a criação da Universidade do Porto e da Faculdade de Sciencias, a Química passou a constituir o 2º Grupo da 2ª Secção (Ciências Físico-Químicas), situação que se manteve até ao nascimento do Departamento de Química.

No fim da década de sessenta aproveitou da melhor maneira as condições então criadas para o desenvolvimento da Universidade Portuguesa. Assim, em meados dos anos setenta pôde estar na vanguarda do estabelecimento de programas de investigação científica e de doutoramentos em Portugal.

Em finais de 1995, deu-se início à transferência do Departamento de Química, das instalações tradicionais no edifício da Faculdade de Ciências (na praça Gomes Teixeira) para o novo edifício do Pólo Universitário do Campo Alegre.
Presentemente, o Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é uma unidade orgânica de ensino graduado e pós-graduado, de investigação fundamental e aplicada, de apoio ao desenvolvimento tecnológico, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação da cultura nos domínios que lhe são próprios, compreendidos nos fins da Faculdade.