Primeiro Ciclo
O DQB tem duas licenciaturas principais, a Licenciatura em Química e a Licenciatura em Bioquímica (esta em colaboração com o ICBAS), tendo ainda uma participação significativa na Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente e na Licenciatura em Engenharia Agronómica. Adicionalmente, o DQB colabora com outras licenciaturas da FCUP – Biologia, Física e Geologia, assim como em formações complementares para estes mesmos cursos. O DQB participa também no Mestrado Integrado em Engenharia Física.
Química
Os licenciados em Química têm uma sólida formação científica nas suas componentes teóricas e laboratorial e um conjunto de competências e capacidades gerais que os habilitam ao ingresso no mercado de trabalho nacional ou internacional, ou para prosseguirem a sua formação para o 2º e 3º ciclos de Química ou em áreas de especialização interdisciplinares com componente de Química.
Bioquímica
Formação de profissionais detentores de uma sólida base de conhecimentos fundamentais na área da Bioquímica, criando competências científicas e tecnológicas que permitam: a) a equivalência a Ciclos lecionados por instituições europeias de ensino do mesmo grau; b) à continuação, com razoável autonomia, para uma formação avançada em Bioquímica, ou em ciências afins, em cursos de 2º ciclo de estudos em instituições europeias; c) o seu acesso imediato ao mercado de trabalho.
Ciências e Tecnologia do Ambiente
A licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente proporciona uma formação multidisciplinar e interdisciplinar que permite desenvolver uma compreensão científica dos processos ambientais e dos ecossistemas, e do modo como são afetados por fatores como a poluição do ar, da água e do solo. No 3º Ano, o Projeto permitirá ao estudante desenhar, com autonomia, uma proposta de projeto que, se for viável e inovadora, poderá abrir oportunidades interessantes de emprego ou autoemprego no futuro. O estudante poderá também prosseguir estudos de segundo ciclo em diversas áreas, incluindo Ciências e Tecnologia do Ambiente.
Engenharia Agronómica
O 1º ciclo em Engenharia Agronómica tem como objetivo dotar o estudante de uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, com um percurso centrado na Produção Agrária ou um percurso alternativo centrado na Tecnologia e Ciência Alimentar, de modo a criar e consolidar competências indispensáveis a uma futura profissionalização qualificada nas áreas da produção primária e secundária, respetivamente. O estudante de Engenharia Agronómica realizará um estágio no último ano que lhe proporcionará o contacto com a realidade profissional.
Outras colaborações
O DQB é responsável por algumas Unidades Curriculares (UC) das licenciaturas em Biologia, Física e Geologia, assim como de UC do primeiro ciclo do Mestrado Integrado em Engenharia Física. Adicionalmente, o DQB colabora também em formações complementares que as licenciaturas em Biologia, Física e Geologia disponibilizam aos estudantes.